Evolução Cultural

Durante minhas férias em Paris, pude ver com meus próprios olhos o sistema Vélib. Pra quem não ouviu falar, a prefeitura da capital francesa instalou em toda a cidade pontos com bicicletas (são 700 pontos, 1 a cada 300 metros, segundo um parisiense).

20080108_paris_0038.jpg

O sistema é simples: por 30 euros por ano, você faz uma carteirinha que ter permite usar o sistema. Depois, você paga por uso. A primeira meia hora é gratuíta, o que segundo outro parisiense é suficiente para a maioria dos trajetos (Paris tem 9km por 12km…atravessar de bicicleta é algo bastante simples). Vá até o ponto mais próximo, pegue uma bicicleta, ande e deixe em qualquer outro ponto da cidade.

Mas o mais legal foi ver as pessoas usando o sistema, mesmo no inverno. É uma ótima pra quem não tem carro ou quer fugir do transito caótico parisiense, e também quer respirar um pouco de ar, fazer exercício e não se enfiar no metrô.

Fiquei feliz de ver que tem um ponto bem na frente do meu apê.

E pude ver que, mesmo na Europa, há quem queira burlar o sistema: durante toda a minha estadia, uma das bicicletas ficou guardada no pátio interno do meu prédio. Tsc tsc tsc.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s