Evolução Cultural

Durante minhas férias em Paris, pude ver com meus próprios olhos o sistema Vélib. Pra quem não ouviu falar, a prefeitura da capital francesa instalou em toda a cidade pontos com bicicletas (são 700 pontos, 1 a cada 300 metros, segundo um parisiense).

20080108_paris_0038.jpg

O sistema é simples: por 30 euros por ano, você faz uma carteirinha que ter permite usar o sistema. Depois, você paga por uso. A primeira meia hora é gratuíta, o que segundo outro parisiense é suficiente para a maioria dos trajetos (Paris tem 9km por 12km…atravessar de bicicleta é algo bastante simples). Vá até o ponto mais próximo, pegue uma bicicleta, ande e deixe em qualquer outro ponto da cidade.

Mas o mais legal foi ver as pessoas usando o sistema, mesmo no inverno. É uma ótima pra quem não tem carro ou quer fugir do transito caótico parisiense, e também quer respirar um pouco de ar, fazer exercício e não se enfiar no metrô.

Fiquei feliz de ver que tem um ponto bem na frente do meu apê.

E pude ver que, mesmo na Europa, há quem queira burlar o sistema: durante toda a minha estadia, uma das bicicletas ficou guardada no pátio interno do meu prédio. Tsc tsc tsc.

Deixe um comentário

