Revolução Cultural

nosmoking.jpg

A partir do dia primeiro de janeiro do ano de 2008, ficou proíbido o consumo de cigarros em qualquer bar ou restaurante francês.

Isto não é realmente uma novidade para quem mora em São Paulo. Esta legislação já existe por aqui há vários anos (municipal? estadual? federal?), e funciona relativamente bem. Mas na França, é uma novidade que mexe muito com os habitos locais. Sobretudo em Paris.

Quem já foi para lá sabe disso. Mais do que fazer biquinho e andar com baguette sob o braço, os Parisienses fumam muito, o tempo todo. Se no verão isso pode passar desapercebido, já que as pessoas passam mais tempo na rua e os lugares ficam mais arejados, no inverno esse hábito era um inferno. Bares e restaurantes muitas vezes eram irrespiráveis.

Ouvi reclamações de muitas pessoas. O argumento era o mesmo: o Estado não tem que ficar legislando sobre coisas que tem a ver com o direito individual. Proibir de fumar cerceia a liberdade dos cidadãos. Cercea, cerceia mesmo. Mas o que as pessoas que reclamaram (todas fumantes) esquecem é que os fumantes em geral não estão nem aí para a liberdade dos não-fumantes de respirar um ar minimamente puro. Semancol era algo que dificilmente existia nos bares e restaurantes: o pessoal fumava na sua cara sem problema algum. Os incomodados que se retirassem…

Pois bem, agora mudou. E a coisa pegou de fato. Bares e restaurantes voltaram a ser um espaço agradável. Fumantes ou seguram o vício, ou saem pra fumar, ou procuram lugares que tenham mesas ao ar livre. No inverno frio parisiense, esses lugares passaram a ser disputados a tapa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s